13/02/2020

Como ser um bom samaritano no dia a dia

Nossa generosidade deve ser exercitada em nosso cotidiano, a quem encontrarmos em necessidade, como nos ensina Jesus na parábola do Bom Samaritano (cf. Lc 10,25-37). Deus nos faz um apelo para que sejamos como Jesus, o Bom Samaritano, por excelência.No texto da parábola o interlocutor de Jesus pergu

11/02/2020

O que o perdão tem a ver com a providência

Todos nós passamos por situações dolorosas que nos marcam muito. Por isso, ficamos magoados. São situações que envolvem pessoas, instituições, acontecimentos. Pode ser até que tenhamos nos magoado com Deus. Quantas vezes perguntamos: “Por que Deus fez isso? Por que Ele me colocou nesta família? Por

10/02/2020

“Eu te coloquei no deserto para saber o que havia em teu coração”

Transformação de DeusSabemos que todos nós, em alguns momentos, passamos por desertos quase que inexplicáveis. A vontade de viver vai embora, o sentido se vai, não vemos saída alguma para todos os nossos problemas e tudo o que era colorido e cheio de vida passa a ser cinza e sem vida. Para onde quer

07/02/2020

Onde você busca sua força e vitória?

Imagem de reenablack por PixabayA fé católica é centrada na pessoa de Cristo. Ele é Deus e, sendo Deus, é onipotente, ou seja, tem poder sobre todas as coisas e vence qualquer exército, porque fortaleza e vitória estão nele. Como Filho de Deus, Cristo também é Senhor. Tudo a Ele está submetido como

06/02/2020

Queira amar: comece agora!

MisericórdiaAo longo da nossa vida vamos acumulando mágoas, ressentimentos; ofendemo-nos com facilidade e, na mesma proporção, magoamos e ferimos as pessoas. É preciso mudar o coração, ser misericordioso como o Pai é misericordioso.Temos um Pai que é todo amor e, na qualidade de filhos, precisamos n

04/02/2020

A brevidade da nossa existência

PresenteImagem de Jill Wellington por PixabayHoje, eu gostaria de falar sobre a brevidade da nossa própria existência e a importância de termos uma vida reta.O que temos, filhos, é o hoje. Não por acaso, o hoje chama-se presente, ou seja, é o presente do hoje, porque amanhã, talvez não seja um prese

03/02/2020

Os nossos sonhos nos constroem

Lembro-me quando era criança e pensava em algo “diferente” para minha vida, partilhava esse sentimento com minhas pequenas amigas enquanto brincávamos no sítio do papai. Dizia para elas que queria ser algo mais, mesmo sem saber explicar o quê. Apesar de sempre brincar de casinha e ser bem caprichosa

29/01/2020

Como atingir a maturidade de fé

Madura na féImagem de reenablack por PixabayAssim como em nossa vida profissional e afetiva, a maturidade é importante também na vida espiritual. A maturidade de fé é colocada de forma muito frequente nos escritos de São Paulo. Ele próprio passou de infantil, imaturo na fé, para um maduro na fé. Jer

28/01/2020

Não faça da Igreja uma aspirina

Busque a DeusCaro internauta, no início deste artigo, gostaria de fazer uma espécie de dinâmica com você. Nas próximas linhas, farei algumas perguntas e quero que você as responda uma a uma. Não passe para a próxima pergunta sem responder, ainda que interiormente, a anterior, ok?Pergunta 1: O que vo

24/01/2020

Os sete pecados capitais: como o Diabo nos impulsiona à tristeza

Redes sociaisQueridos amigos, não esqueçam que nossas tentações não têm mais que uma finalidade: produzir desespero. É por isso que eu decidi enviar para vocês esta mensagem para falar da acídia. Vocês sabiam que ela é tão preciosa quanto o orgulho para fazer uma alma se perder? É a cereja no topo d

23/01/2020

A razão pela qual Deus nos deu um sorriso

MudançaImagem de StockSnap por PixabayVocê já se perguntou que cara você oferece pela manha aqueles que estão a sua volta? Será que é uma face sorridente de alguém que está feliz de encontrar os outros ou uma cara feia de quem quer os outros perguntem se você tem algum problema? Será que é um rosto

22/01/2020

Quando Deus escolhe, está escolhido, Ele não volta atrás!

EntendaImagem de Jill Wellington por PixabayCaro internauta, Deus não escolhe os melhores nem os piores. Na Sua infinita liberdade, Ele simplesmente escolhe e, uma vez escolhido, Deus não volta atrás. Portanto, se você sabe que Deus está te chamando, porém, se julga instruído ou preparado demais par

21/01/2020

Como perceber a utilidade da fé na sua vida?

Imagem de congerdesign por PixabayNão é por coincidência que a questão da utilidade da fé tem aparecido repetidamente nos dias de hoje. Sem dúvida essa questão não era feita da mesma maneira em outras épocas, quando não nos preocupávamos em lucrar com tudo. Mas hoje em dia é preciso reconhecê-la. Po

20/01/2020

Deus é um Deus de sinais

Todos nós sabemos que a vida é repleta de escolhas. Todos os dias, devemos escolher qual o horário em que vamos levantar, a roupa que vamos usar, o que vamos comer e o caminho pelo qual iremos trabalhar ou realizar qualquer atividade ou compromisso.Contudo, a vida não é feita somente de escolhas sim

17/01/2020

Os Sete Pecados Mortais: A Receita do Diabo para nos enfurecer

Imagem de Olya Adamovich por PixabayUma das minhas receitas favoritas é guisado de ira. Você tem que picar o coração de um homem com pregos de ressentimento, e depois ferver por um longo tempo em um suco de rancor. É um verdadeiro deleite! Muitas vezes obtemos melhores resultados com a ira que tem s

16/01/2020

Você sabe o que é estado de vida?

CompreendaImagem de David Yu por PixabayA Igreja chama de estado de vida a condição esponsal que a pessoa assume. Quando dizemos esponsal, imediatamente lembramo-nos de esposos, ou seja, pensamos na vocação ao matrimônio. Por sua vez, esponsal se refere também àqueles que se consagram numa vida de c

15/01/2020

Como ser luz na vida de alguém?

AprendaImagem de Myriam Zilles por PixabayQuando a nossa visão fica turva e nosso caminhar fica mais penoso, nas noites mais escuras da alma ou até nos momentos de glória, desejamos ter ao nosso lado pessoas que sejam luz, que sejam essa presença forte capaz de nos lembrar quem somos, que nos enxerg

14/01/2020

Sou responsável pelo meu próximo

Imagem de Sasin Tipchai por PixabayCerta vez, eu estava à frente da organização litúrgica de uma Celebração Eucarística que contava com a presença de dois bispos, mais alguns sacerdotes e diáconos. Ao iniciar a celebração, minha atenção se voltou quase que exclusivamente para todo o movimento princi

13/01/2020

Entenda por que a busca pela felicidade quase nunca funciona

FelicidadeImagem de Pezibear por PixabayA cada início de novo ano, todos decidem que, nos próximos 365 dias tentarão ser mais felizes do que foram no ano anterior. Toda a terapia de compras que tentamos no ano passado não funcionou. Entrar na academia não ajudou. Viajar é bom, mas não foi a resposta