11/09/2020

Como o adolescente pode vencer o medo de se confessar?

Durante a Missa, ao rezarmos a oração “Confesso a Deus Todo-Poderoso…”, batemos em nosso peito, por três vezes, e afirmamos que nós pecamos “muitas vezes, em pensamentos, atos, obras e omissões”.Vamos pensar nas palavras e no gesto de “bater o peito”. O peito é o símbolo do coração, origem das ações

10/09/2020

Como a felicidade está ligada à caridade

FelicidadeQuem é que não quer ser feliz nesta vida? É um desejo honesto, que Deus não nos nega. Na verdade, Ele nos mostra o verdadeiro caminho para a felicidade. O Pe. Francis Xavier Lasance explica que a felicidade está intimamente ligada à caridade:“Nossa felicidade depende em grande medida da ob

09/09/2020

Como tenho usado o tempo que Deus me concede?

Vida de oraçãoNão parece haver um consenso entre os estudiosos, mas estima-se que São Paulo teve a sua experiência de encontro com Cristo entre os anos 33-36 d.C., quando estava a caminho de Damasco. Após ser batizado, ele foi até a Arábia, onde passou três anos em oração, recebendo do próprio Jesus

04/09/2020

Como viver da Divina Providência em tempos difíceis?

Acredite e confie na Divina Providência nos momentos de dificuldade.Lidar com a falta de recursos é algo de que, atualmente, não conseguimos escapar. Seja pela nossa própria realidade, pelas publicações na internet ou pelas conversas a nossa volta, a verdade é que, onde quer que estejamos, o assunto

03/09/2020

Quais situações vivemos, no dia a dia, são consideradas pecaminosas?

Vamos tratar das ocasiões que em si são pecaminosas, mas cujas práticas são lícitas, dependendo da situação. Aliás, às vezes, seremos obrigados a praticá-las.Existem dois tipos de cooperação com o mal: formal e material.A cooperação formal ocorre quando, para executar um ato mau, precisamos fazer um

01/09/2020

A Palavra de Deus não é uma letra morta

Mensagem de DeusTodos os dias do ano deveriam ser o “Dia da Bíblia”. Ela é a nossa Cartilha de Oração. A Palavra de Deus é lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos (cf. Sl 118, 105).Mas, o mês de setembro é dedicado a Bíblia por celebrarmos São Jerônimo, o grande biblista que a traduziu do

31/08/2020

A importância da consciência moral

Um tema importantíssimo, mas pouco tratado hoje é o da consciência em seu aspecto moral. Eis a razão deste artigo que interessa tanto à Filosofia quanto à Teologia.Antes do mais, importa distinguir dois tipos de consciência: a psicológica e a moral. Entende-se por consciência psicológica “a percepçã

28/08/2020

A vocação comum a todos os cristãos

FamíliaNo calendário da Igreja Católica, o mês de agosto é dedicado às vocações. A cada domingo, celebramos uma vocação diferente: sacerdotal, familiar, vida religiosa, leigos e, quando ocorre, o quinto domingo do mês é dedicado aos catequistas.Mas independentemente de qual caminho seguir, a primeir

27/08/2020

Por que Deus nos deu a liberdade?

Bom e beloÀs vezes, quando olhamos para o mundo ao nosso redor, é tentador questionar por que Deus nos deu liberdade. Do nosso ponto de vista, pode parecer que seria melhor se todos simplesmente fizessem a mesma coisa e não tivessem que fazer escolhas difíceis.No entanto, Deus nos deu liberdade por

26/08/2020

O extraordinário no ordinário da vida

Santo Agostinho nos deixou como herança espiritual muitas coisas, porém confesso que essa frase resume o essencial na vida de qualquer cristão: “Ame e faça o que quiser”. Comecemos essa reflexão com essas duas perguntas: Eu sei o que significa, de fato, o verbo AMAR? Como tenho tentado conjugar esse

25/08/2020

A Bíblia, o melhor guia para se libertar dos conflitos familiares

Você sofre com os conflitos familiares que estão constantemente na sua família? E se alguns personagens bíblicos pudessem ajudá-lo?O padre Olivier Bonnewinn explica como, na Bíblia, as famílias são desfeitas e reconciliadas, mas lembra que Deus nunca as abandona. Uma fonte de incentivo para as famíl

24/08/2020

As 5 “obrigações” básicas dos católicos

Vida santaA Igreja Católica é frequentemente vista como uma organização religiosa com muitas regras a seguir. No entanto, há apenas algumas “obrigações” que estipulam o mínimo necessário para que os fiéis possam levar uma vida unida a Jesus Cristo.Essas regras são chamadas de preceitos da Igreja e d

21/08/2020

Pondere o que você diz, pois as palavras têm poder

CompreenderImaginem as crianças crescerem ouvindo os pais lhes dizendo que elas são burras, desastradas, medrosas, relaxadas… O capítulo 1, do livro de São João, começa nos dizendo que, no princípio, era a Palavra, e a Palavra era Deus, a qual se fez carne e habitou entre nós. Isso nos mostra que as

20/08/2020

Não vá para o Céu sozinho!

CompartilharÁs vezes, pode ser tentador querer o Céu só para nós, não é mesmo? Ficamos contentes em progredir no caminho da virtude e aperfeiçoar nossa vida de oração de maneira solitária.No entanto, Jesus não queria que fôssemos santos isolados de outras pessoas. Jesus exortou seus apóstolos: “Ide

19/08/2020

A paciência tudo alcança

Graça divinaNo mundo tereis grandes tribulações”. E, nesse ano de 2020, estamos enfrentando tribulações, como os efeitos da pandemia, a crise financeira e outras enfermidades. Além de outras preocupações.“O que fazer quando tudo passar?”, “Como será a nossa nova realidade?” Ninguém sabe! O que sabem

18/08/2020

Vamos voltar à realidade

Espiritualidade“Mas no mundo real…” Quantas vezes você já ouviu essa frase ou alguma similar?Na maioria das vezes que ouvi frases desse tipo, eu estava ensinando em uma sala de aula da universidade.Eu discursava sobre algum tópico de filosofia ou teologia, quando algum jovem de 18 anos, aproveitando

17/08/2020

Diga-me quem “segues” e eu te direi quem és!

Vida de oraçãoEm 1972, diante de toda perseguição e crise em que a Igreja vivia após o Concílio Vaticano II, São Paulo VI declarou que “de alguma fenda a fumaça de satanás entrou no templo de Deus”, e seguiu explicando: “Há dúvida, incerteza, problemática, inquietação, insatisfação, confronto… Não c

12/08/2020

Por que vale a pena investir na família?

Dom de DeusEstamos na Semana Nacional da Família, que tem como tema neste ano: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”(Josué 24,15). Essa semana traz um grande apelo para que a família se volte ao essencial.Na família, o amor se traduz em gestos concretos, principalmente na relação entre o casal. O r

11/08/2020

Quero ser um combatente da fé. Como faço?

Deus cuida de tudoNinguém combate parado; o soldado parado perde a guerra. Entendemos, então, que combater é movimentar-se, é ter atitudes, sair do estado de comodismo. Estar isolado socialmente não significa ter que estar estagnado em si mesmo. Em tempos difíceis, em circunstâncias de pandemia e ta

10/08/2020

O acolhimento de Jesus nos cura

Misericórdia divina“Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João para a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e logo falaram dela a Jesus. Ele aproximou-se e, tomando-a pela mão, levantou-a; a febre a deixou, e ela se pôs a servi-los. Ao anoitecer , depois do pôr

07/08/2020

Ser pai é uma vocação, um chamado de Deus

Neste domingo, 9 de agosto de 2020, comemoramos o Dia dos Pais. Data que, certamente, será mais difícil neste ano, devido à distância física entre as famílias. Também será o dia em que enaltecemos a vocação matrimonial. Assim, de 9 a 15/8, festejamos todas as famílias e a união e amor que vêm de Deu