10/10/2019

“Ilumina as trevas do meu coração!”

Do Primeiro Livro de Samuel (1Sm 24,3-21)Naqueles dias, Saul tomou consigo três mil homens escolhidos em todo o Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até os rochedos das cabras monteses. E chegou aos currais de ovelhas que encontrou no caminho.Havia ali uma gruta, onde Saul entrou para sa

09/10/2019

Vivendo a escola de humanidade do cotidiano

Durante o Ano Litúrgico, percorremos as diversas etapas da vida de Cristo e as atualizamos em unidade com a Igreja. Uma boa parte do ano dedica-se ao chamado “Tempo Comum”. Denomina-se, assim, para distinguir dos demais momentos do calendário litúrgico.No ano litúrgico, os tempos fortes de festa, de

08/10/2019

Somos chamados por Deus a sermos família

Relacionamentoupload imagesA Igreja, constantemente, nos convida a uma reflexão da vocação cristã no plano de Deus. Na perspectiva da fé cristã, a vocação se apresenta como um chamado de Deus para toda pessoa e para toda a humanidade. Refletirmos sobre a nossa vocação cristã será sempre nos pergunta

07/10/2019

A vida é um presente de Deus que precisamos aproveitar

Dom do senhorServir ao Deus da vida significa acreditar sempre na existência do amor, do perdão, da alegria, de partilhar, de crescer, acreditar no meu irmão, até mesmo fechar os olhos para alguns dos seus erros.Viver da melhor maneira, aproveitando cada instante, cada situação, cada momento da melh

04/10/2019

A importância das pequenas coisas

GentilezaAs pequenas coisas normalmente são as grandes coisas que nos fazem bem. Somos mais afetados pelas coisas que estão próximas de nós. Somos afetados pelas atitudes, pelas gentilezas, pelas palavras, pelas pessoas… O planeta pode estar passando por uma crise econômica, mas nós só percebemos is

03/10/2019

A cura pela Palavra de Deus

Livre do mal“Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e curar todo mal e toda enfermidade” (Mt 10,1). Quando Jesus envia Seus discípulos em missão, Ele já lhes confere o poder, porque sabe da importância de um homem curado do corpo e da alma.A primeir

02/10/2019

Como conhecer a ternura de Deus por meio da doutrina cristã?

Deus, em todo o Seu poder eterno e em Sua divindade, torna-se reconhecível quando as obras por Ele realizadas são testemunhadas pela fé dos homens. Esse conhecimento é, no entanto, ainda superficial, porque procura Deus por meio do que nos é visível. O Deus Pai Criador, Onipotente, Onisciente e Onip

01/10/2019

Você deseja alcançar a felicidade?

Dia após dia eu a vejo nos jornais, nas revistas, na TV, nas ruas. Mas o que tem sido interessante é percebê-la nos rostos, nos olhares, nas atitudes. Em busca da felicidade ou do que acreditamos ser felicidade, nos deparamos com muitas situações difíceis, e vivemos distantes daquilo que seríamos se

30/09/2019

Uma abordagem clássica da felicidade que você pode querer tentar

ConselhoSe você acha que a felicidade é algo que simplesmente acontece, você errou como filósofo grego.Mesmo que a filosofia aristotélica (profundamente terrena) não ignore o fato de que existem certas coisas que estão além da ação humana (gostemos ou não, o acaso desempenha um papel em nossa vidas)

27/09/2019

Você sabe perder?

Enfrentamos muitas coisas na vida e tomamos decisões o tempo todo. Cada uma dessas envolvem muitas áreas e atingem diversos níveis de perdas e ganhos. Dentre todas essas situações provocadas pelas decisões, talvez a menos deliberada e a que mais postergamos é a sensação de perda. Não sabemos perder.

25/09/2019

O que São Vicente de Paulo me ensinou sobre a verdadeira compaixão

Amar o próximoUma vez eu vi um acidente de carro bem à minha frente. Havia uma nevasca, estávamos na estrada, e o vento jogou o carro contra um banco de neve ao lado da estrada.Em choque, dirigi um pouco pela estrada, saí no acostamento e chamei a ambulância. Depois segui em frente, satisfeito por t

24/09/2019

Deus pede para fazermos promessas?

Qual o sentido?No artigo passado tratamos de algumas das atitudes que ferem o primeiro dos Dez Mandamentos da lei de Deus: “Amar a Deus sobre todas as coisas”. O politeísmo, ou seja, toda e qualquer forma de adorar outros deuses, a superstição, a magia, o espiritismo, entre outras faltas graves.Outr

23/09/2019

Depressão: O que faz a vida parecer tão sem sentido?

O que faz a vida parecer tão frequentemente sem sentido a uma pessoa?” Esta é uma pergunta que você já pode ter se feito durante algum tempo, ou que esteja se fazendo agora. O que para os pássaros é a muda – época em que trocam de plumagem, os tempos difíceis –, a depressão é para os seres humanos.U

20/09/2019

Rezemos pelo Sínodo da Amazônia!

PreparativosA Igreja é um projeto da Trindade: foi pensada na eternidade pelo Pai, inaugurada na história pelo Filho e continuada, ao longo dos séculos, pela ação do Espírito que, por sua vez, sopra “onde quer, como quer e onde quer”. Essa verdade nunca se deve perder: a Igreja é humana, mas é sobre

19/09/2019

Os amigos são como pérolas em nossa vida

AmizadeUma pérola é muito valiosa, assim também muito difícil de se encontrar. A sua beleza aparece no instante em que é extraída da ostra, mas como a sua produção é muito lenta! É preciso esperar que um ser estranho entre no molusco até que este gere, lentamente, camadas e camadas de nácar, até se

18/09/2019

Uma pessoa vale mais

Saúde públicaDuzentos anos atrás, uma francesa, fundadora da Congregação das Irmãs do Bom Pastor, Santa Maria Eufrásia Pelletier, gritou misticamente: “Uma pessoa vale mais que o mundo”. Ela gritou, especialmente, em defesa da mulher, naquela época, pouco valorizada e reconhecida. Esse gesto precisa

17/09/2019

Quais são as faltas graves ao 1° Mandamento da Lei de Deus?

Os Mandamentos da Lei de Deus começam dizendo: “Amar a Deus sobre todas as coisas”. De fato, o primeiro mandamento se refere ao amor a Deus. E Jesus resumiu dessa forma: amarás o Senhor teu Deus, de todo o coração, de toda a tua alma, de todo o entendimento (Mateus 22,27). São palavras que seguem do

16/09/2019

Permita-se experimentar a misericórdia de Deus

PecadoresCom certeza você é testemunha de que alguém foi tocado pela misericórdia de Deus e foi liberto por meio de uma confissão, um abraço, um olhar carinhoso; pela atenção que alguém deu; por uma boa acolhida na Igreja, uma simples oração. São situações tão simples que ficam até difíceis de as en

13/09/2019

O homem deve conhecer a si sem deixar de conhecer a Deus

Busca da essênciaUm dos maiores desafios dos nossos tempos, senão o maior, é arrancar o ser humano da desumanização. São João Paulo II dizia que o homem é o foco primordial de toda missão da Igreja: “O homem é o primeiro caminho que a Igreja deve percorrer no cumprimento de sua Missão: ele é a prime

12/09/2019

A solidão pode trazer felicidade?

ExperiênciaHoje, escrevo sobre a solidão e o papel importantíssimo que ela representa em nossa história.Sabemos muito bem que ninguém gosta de solidão. A solidão corrói o coração, nos deixa apáticos e, muitas vezes, nos tira o chão e o sentido de viver. A solidão possui aspecto cinza. É tempo nublad

11/09/2019

Uma nação sem filhos é uma nação sem futuro

Paternidade responsávelNa década de 60, os pesquisadores inventaram a pílula anticoncepcional. Logo em seguida, em 25 de julho de 1968, o Papa Paulo VI escreveu a Encíclica “Humanae Vitae”, alertando sobre os perigos que a pílula representava para a humanidade. É verdade que ele não usou a palavra “