Voltar à lista

Capela Nossa Senhora Aparecida

R. Prudente de Moraes, 120 - Centro, Piracicaba - SP, 13400-310


Atividades religiosas, pastorais e informações gerais:

Horários de Missas (missa ou celebração da palavra):  Sexta-feira às 19h

História

Numa casa deste bairro central, próximo ao Rio Piracicaba, começou a funcionar o Centro Operário Nossa Senhora Aparecida. Algumas senhoras abnegadas, tendo como fundadora e dirigente a Sra. Jaci Ferraz, davam aulas de prendas domésticas e de encontros catequéticos.

Participavam destas atividades, em diferentes horários, senhores, senhoras, jovens e crianças. Provavelmente no dia 25 de maio de 1941, em terreno doado pelo Governo ao Centro Operário, durante a gestão do prefeito Dr. José Vizioli, sob as bênçãos do Monsenhor Manuel Francisco Rosa, foi lançada a pedra fundamental da Capela Nossa Senhora Aparecida.

A Capela foi construída com trabalho de operários que, aos domingos e feriados, reuniam-se em mutirões. Todos se esforçavam para angariar donativos para a construção. As mulheres conseguiam gêneros alimentícios, com os quais as famílias faziam o almoço para os trabalhadores. Conta-se que quando chegava um caminhão carregado com tijolos doados, muitas senhoras desciam para a Capela para ajudar no descarregamento.

A 1ª missa celebrada na Capela, ainda em construção, foi em 14 de dezembro de 1941, quando várias crianças fizeram a Primeira Comunhão.  A partir de 1969, o Pe. Otto Dana começou a dirigir os trabalhos na Capela e ajudado por equipes entusiastas, coordenou os trabalhos de ampliação, reforma geral e aquisição de novos bancos. Conseguiu-se, a partir de 3 de julho de 1978, a formação de um clube de senhoras -"Colmeia do Amor", onde eram colocados em comum os conhecimentos de cada. Este trabalho tinha por finalidade atividades filantrópicas.